Missão
Desde 1963 a Fundação José Augusto, órgão responsável pela política cultural do Governo do Estado, está presente na vida cultural e artística do Rio Grande do Norte. Seja preservando nosso patrimônio histórico e arquitetônico, ou apoiando e incentivando a produção musical, teatral, de artes plásticas e literária. Monumentos históricos importantes, como a Fortaleza dos Reis Magos, estão sob a guarda da instituição, que também cuida do Memorial Câmara Cascudo, do Museu de Arte Sacra, da Pinacoteca do Estado, do Museu Café Filho e do Museu de Arte Popular. A Cidade da Criança, a maior área verde do centro da cidade e onde funciona a Escola de Artes Cândido Portinari, com seus cursos de artes plásticas voltados para as crianças, também está sob controle da instituição. Na Fundação José Augusto, arte popular e arte erudita recebem o mesmo tratamento. Mensalmente, a Orquestra Sinfônica realiza no Teatro Alberto Maranhão dois concertos, um didático e outro oficial. Na área de cultura popular, além do apoio sistemático aos artistas, é promovido anualmente, em agosto, o Encontro de Cultura Popular, que traz a Natal os mais importantes artistas populares do Nordeste.
A biblioteca pública Câmara Cascudo, por onde passam diariamente dezenas de estudantes, foi ampliada e modernizada e é referência para as demais bibliotecas do Estado. Na Cidade da Criança está instalada a Biblioteca Infanto Juvenil Miriam Coeli com um acervo inteiramente voltado para as crianças e adolescentes.
É da Fundação José Augusto um dos mais importantes projetos musicais do país, o Projeto Seis e Meia, que acontece todas as terças-feiras, no Teatro Alberto Maranhão. Pelo Seis e Meia já passaram grandes nomes da música potiguar, como Glorinha Oliveira, Babal e Pedro Mendes e de expressão nacional como Fagner, Chico César, Leila Pinheiro, Zeca Baleiro, Lenine e Alceu Valença.
Na Pinacoteca do Estado, instalada no Palácio Potengi, estão expostas centenas de obras dos nossos principais artistas plásticos. Um passeio por suas salas, nos permite contemplar a arte de Dorian Gray, Newton Navarro, Abrahan Palatinik e Thomé Filgueira, entre tantos outros.
A edição de livros de autores da terra tem sido outra prioridade da Fundação José Augusto. O lançamento destes livros, mais a edição da revista PREÁ, o Prêmio de Poesia Luís Carlos Guimarães, colocam o Rio Grande do Norte numa posição de destaque no cenário literário nacional.
O projeto “Um Presente de Natal”, encontro da dança, música e teatro, da arte popular com a arte erudita, é realizado todos os anos em dezembro, e já está definitivamente incorporado ao calendário das festividades de final do ano da cidade.
Consciente de que sem cultura um povo não tem futuro, a Fundação José Augusto chega ao terceiro milênio desempenhando seu papel com competência e zelo.
Diretoria
Crispiniano Neto
Crispiniano Neto
Fundação José Augusto
Rua Jundiaí, 641 - Tirol
Telefone: (84) 3232-5306
Desenvolvimento: juniorinfo@rn.gov.br
Desenvolvimento: juniorinfo@rn.gov.br
Website atualizado por rosamoura@ymail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário