
Sebastião de Barros
* Taipú, RN, Brasil.
† 26/08/1980 Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instrumentista, arranjador, compositor.
Formação
K-Ximbinho estudou clarinete e teoria ainda na infância. Ainda menino, fez parte de uma banda de escoteiros onde aprendeu a tocar em grupo.
Instrumentista
[K-Ximbinho] “foi o mais original dentre os instrumentistas que se dedicaram à orquestra popular urbana" (Paulo Moura).
Quando as classificações se tornam difíceis, estamos diante de um músico verdadeiramente original. Este é o caso de K-Ximbinho.
Compositor
Além destas, outra composição que teve diversas gravações foi “Eu quero é sossego”, sem parceiros.
Arranjador
A lista das orquestras para as quais K-Ximbinho escreveu arranjos não é pequena. Entre elas, estão:
- Orquestra Tabajara
- Orquestra Fon-Fon
- Orquestra de Napoleão Tavares
- Orquestra da gravadora Odeon
- Orquestra da gravadora Polydor
- Orquestra da TV Globo
Carreira
Ao longo desse tempo, participou de alguns dos primeiros festivais de jazz que aconteceram no Brasil.
Discografia
- “Saudades de um Clarinete” (Eldorado, LP/1981), disco póstumo, sobre o qual os músicos e pesquisadores Bernardo Fabris e Fausto Borém comentaram:
- “K-Ximblues” (Rob Digital, CD/2002), com Nelson Faria (guitarra),Maurício Einhorn (gaita), Paulo Moura (clarinete e saxofone), e Toni Botelho (contrabaixo). O disco é totalmente dedicado à obra de K-Ximbinho, em interpretações livres e bluezeiras.
- “Ritmo e Melodia” (Sinter, LP 10’ / 1956), sua estréia em LP, com um repertório que mescla canções internacionais com choros e sambas. Uma das faixas é “Rock Around the Clock”, um dos primeiros grandes sucessos do rock’n’roll
- “O Samba de Cartola” (Polydor, LP/1958), no qual seu conjunto interpreta sambas com orquestrações sofisticadas. Ao contrário do que possa parecer, não há no repertório nenhuma música do compositor Cartola
- “A Turma do Bom Balanço” (Mocambo, LP/1965), pela Mocambo, com uma troupe de músicos de primeira linha, entre os quais Aurino(saxofone barítono), Dom Salvador (piano), Edson Maciel (trombone),Meirelles (saxofone alto), Neco (guitarra), Pedro Paulo (trompete) eSérgio Barrozo (contrabaixo)
- “Impacto!” (Polydor, LP/1964), pela Polydor, com o Conjunto Sete de Ouros, com Cipó (saxofone tenor), Ed Maciel (trombone), Gennaldo (saxofone barítono), José Marinho (piano), Julinho (trompete), Papão(bateria), e Vidal (contrabaixo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário