BANDA DE MÚSICA C.MIRIM





BANDAS DE MÚSICA




É Ferreira nobre, em sua “Breve Notícia sobre a Província do rio Grande do Norte”, que nos dá a primeira informação sobre a existência de uma “BANDA MARCIAL”, com as seguintes palavras: “Ceará - Mirim” – “Tem uma Banda Marcial, que satisfaz na localidade ao duplo fim de sociedade recreadora e instrutiva, Há cerca de Cinco anos que se organizou.” (pg. 181).


O livro de Ferreira Nobre foi escrito e publicado em 1877, logo a fundação da “BANDA”, deve ter ocorrido em 1872.
Vê-se que a banda marcial, que outra coisa não era, senão uma BANDA DE MÚSICA, também estava integrada na campanha de instrução.


Mas as Bandas de Música, daí por diante, sempre existiram na cidade. Lembramo-nos muito bem, da recepção feita ao Presidente da República, Dr. Afonso Penna, quando, em 1907, foi inaugurar a estação da estrada de Ferro Central, quando Duas Bandas Ceara-minenses tocavam ao lado de uma grande Banda de Música, procedente de um vaso de guerra, ancorado no porto de Natal.


Eram as Bandas locais afeiçoadas ás correntes políticas. A Banda “13 de Maio”, dirigida pelo maestro Prisco Rocha, Bandeava para a oposição, enquanto a Banda “12 de Outubro” acompanhava o governo e era dirigida pelo maestro Venerando Cocentino.

Muitas vezes assistimos, por ocasião das festas da padroeira de N. S. da Conceição, em Oito de dezembro de cada ano, a disputa ardorosa dessas duas instituições musicais, em cada uma desejava superar a outra, na quantidade e na qualidade das “peças” exibidas.


E a população se dividia na torcida, como hoje se torna no futebol. Para terminar a contenda, era necessário que alguém de influência aparecesse e rogasse o recolhimento, do contrário permaneceriam na porta da Igreja até uma só vez, uma para um lado e outra para o outro. Nenhuma queria ficar por último.

Os músicos mais importantes da cidade foram: PRISCO ROCHA que escreveu vários dobrados, valsas, etc., que “O Malho”, do Rio selecionou e publicou em suas paginas, JOSÉ NEPOMUCENO BARBOSA, o Zeca, que dirigiu a Banda de Música do 29° Batalhão de Caçadores, sediado em Natal e que recebeu no Paraná a oferta de uma batuta de ouro, da sociedade de Ponta Grossa, quando o referido batalhão ali esteve no combate aos revoltosos de 1922, e afinal: HERMÍNIO NEPOMUCENO BARBOSA, que dirigiu várias orquestras nos cinemas do Rio e no lede Brasileiro, antes do advento do rádio.


“Em 1937 foi erigido um coreto público, em frente à Matriz de N Sª. da Conceição, centro dos festejos e das disputas musicais, construído pelo autor” (já demolido).




Banda de Música Tenente Djalma Ribeiro


Mais de 80 anos de existência a Banda de Música Municipal na arte musical com retretas e marchas alegrando o nosso municipio e contribuindo na valorização tradicional das tradicionais banda de música.

Com apresentações: sejam religiosas, festivas, cívicas e ate mesmo convites de outros municípioss. Hoje orgulho para nossa cidade e modelo para outros municípios.

Deste fato tão marcante Historicamente falando, a Banda que inicialmente chamada de Tinhosa por seus admiradores, em vários momentos convidados para participar de encontro de Bandas, onde visivelmente precária mais impulsionada pelo coração sempre surpreendendo com seu grande repertório nos emocionavam.




Hoje um exemplo cultural para nossa cidade.



BANDA DE MÚSICA TEN. DJALMA RIBEIRO

1. BANDA DE MÚSICA:

A Mais de 80 anos que vem desempenha um papel muito importante em nossa Cidade pós são nesta formação que a Banda de Música realiza suas retretas, desfiles Cívicos, festivos e religiosos.


1.1 Contratação Atual.

Veio através da necessidade de modificações e reposições de seu efetivo, com a contratação de 12 músicos instrumentistas para preenchimento de seu quadro de efetivos a Banda de Música municipal que sob regência de Manuel David de Souza vem desempenhando um papel muito importante em nossa Cidade através de apresentações realizadas nestes últimos anos.



1.2 Composição atual:

Banda de Música
Atualmente composta por 28 Músicos Instrumentistas.


1.3 Relação dos músicos Efetivos:

16 músicos ativos

Manuel David de Souza (Regente)
Antônio Cândido B. Junior Trompete
Constantino dos Santos Pratos
Evanuel da Costa Santana Saxhorne
Francisco Geraldo Fernandes Saxofone alto
Jailton A. de Souza Surdo
Luiz Cassimiro de Morais Bombo
Misael Coelho Neto Bombo
Kleber Dantas F. Praxedes
Nilson Pereira da Silva Surdo
Artemísia dos Santos Soares Clarineta
Fábio Isaac L. de Souza Saxofone alto
Fábio Luiz Silva de França Trompete
Francisco Varela de S. Júnior Trompete
João Maria Simplício Ferreira Trompete
José Simião Severo Guitarra



1.3.3 Contratados para atividades de 2010:

12 Músicos

Aline Carla M. da Cunha
Bruno César Borges da Penha
Carlos Augusto Borges da Penha
Emanuel Alves Machado
Francisco Vieira Fernandes
Gessiano Cosmo da Silva
Judson Lacerda Teixeira
Marcos Paulo Alves Machado
Ney Charles Silva de Morais
Roberto da Mata Fragoso
Rogério Lisboa da Costa
Wilson de Melo Silva Tarol


1.3.4 Geral
28 Músicos que atualmente compõem a Banda de Música.



BIG BAND MUNICIPAL DE CEARÁ – MIRIM


2. CRIAÇÂO DA BIG BAND

Pela necessidade de um novo estilo musical, a coordenação interna da Banda de Música composta por Manuel David de Souza (Regente), Marcos Paulo Alves machado (Músico e Spalla) e Carlos Augusto Borges da Penha (Músico e Arquivista) foi criado uma Banda de Música para apresentações especiais com a denominação de BIG BAND de Ceará – Mirim, com a finalidade de realizar apresentações de grande porte. Formada com componentes da Banda e acréscimo de instrumentos de Base e Vocal, realizando diversas apresentações, do Jaz a bossa nova, nacionais e Internacionais, popular e clássica.



2.1 Contratação:
Ate o momento não foram realizadas as contratações para ativação da Big Band


2.2 Contratação complementar

Tecladista
Baixista (baixo Elétrico)



2.3 Composição atual:

BIG BAND
- Não esta com efetivo para realização das apresentações -




BANDA E BIG BAND DE CEARÁ – MIRIM/RN

No período de 2000 à 2008, a Banda de Música passou por varias modificações e reposições de seu efetivo, com suas contratações de músicos instrumentistas para preenchimento de seu quadro de efetivos a Banda de Música municipal que sob regência de Manuel David de Souza desempenhava um papel muito importante em nossa Cidade através de apresentações realizadas nestes últimos anos.



- INFORMAMOS QUE DEVIDO FALTA DE RECURSOS A BIG BAND NÃO FOI ATIVADA PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL -






BANDA DE MÚSICA DE TEN. DJALMA RIBEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CEARÁ - MIRIM/RN
FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coordenação Interna:

Regente: Manuel David de Souza

Spalla e arranjador: Marcos Paulo Alves Machado

Arquivista e Editor Eletrônico de Partituras: Carlos Augusto Borges da Penha