quinta-feira, 25 de junho de 2009

A BANDA DE MÚSICA

HISTÓRIA DAS BANDAS DE MUSICA
Estava à toa na vida
e o meu amor me chamou
pra ver a banda passar
cantando coisa de amor.
A minha gente sofrida
despediu-se da dor
pra ver a banda passar
cantando coisa de amor.

(A banda, Chico Buarque de Holanda)


Difundida na Europa, a banda de música parece ter suas origens na França.


· No Brasil, embora haja a confirmação da existência de bandas militares na segunda metade do século XVIII em Pernambuco, elas vieram a ser mais populares a partir da chegada de D. João VI com sua corte ao Rio de Janeiro, em 1808. O rei trouxe consigo uma banda de música portuguesa e durante a estada da família real no Rio de Janeiro foram realizados vários concertos pelas bandas existentes na época.

· As bandas civis, que herdaram a disciplina e a organização das bandas militares, foram criadas por todo o Brasil. Havia bandas de músicas, tanto nas cidades, quanto em vilas, povoados e até em sítios e fazendas. As cidades do interior organizavam suas bandas civis, que passavam a ser um veículo de entretenimento coletivo, participando de movimentos políticos, acontecimentos religiosos, cívicos e sociais.

· No dias de apresentação, as bandas saíam da sua sede em formação militar, com os músicos de uniformes limpos, engomados, sapatos engraxados, quepes na cabeça, desfilando pelas ruas ao som de dobrados, em direção ao coreto da praça principal, onde executavam o melhor do seu repertório, que além de dobrados incluíam xotes, quadrilhas, valsas, choros, maxixes, frevo, aberturas de óperas.

· As bandas desempenharam um papel fundamental na formação de novos músicos e na revelação de grandes talentos. Só para citar dois exemplos, o famoso compositor Carlos Gomes, autor de O Guarany, foi um músico de banda em Campinas, SP, sua terra natal e o maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira, o internacionalmente conhecido Eleazar de Carvalho, tocava baixo-tuba na banda dos Fuzileiros Navais.
Em Ceará - Mirim há registro da atuação da Banda de Música municipal desde o final do século XIX, como cita Manoel Ferreira Nobre em Breve Notícia sobre a província do Rio Grande do Norte, pg 193: Tem uma banda marcial que satisfaz na localidade ao duplo fim de sociedade recreadora e instrutiva. Há cerca de 5 anos que se organizou. O livro foi escrito em 1877, portanto nossa banda de música foi organizada em 1872.

· Em 1901, quando as torres da igreja foram inauguradas e, também, durante a colocação dos sinos, havia uma banda de música montada em palco para os festejos comemorativos, como podemos verificar na fotografia ampliada.



Palco em frente à igreja - inauguração das torres e colocação do sino – 1901


· Julio Senna relata em Ceará - Mirim – exemplo nacional – que havia duas bandas cujos regentes eram Prisco Rocha e Venerando Cocentino. O primeiro era ligado à situação – portanto ligado ao político Felismino do Rego Dantas Noronha e o outro ligado à oposição sob a proteção do político Pedro de Oliveira Correia. As duas bandas recepcionaram o Presidente da República Dr. Afonso Pena na inauguração da Estrada de Ferro Central no ano de 1906.
Vários foram os maestro de nossa banda, como por exemplo, o grande músico e comerciante Luis Ferreira e, nos anos 1970, o inesquecível Tenente Djalma Ribeiro, que além de regê-la em eventos sociais introduzia crianças no mundo musical com oficinas de leitura e execução de instrumentos.



Banda de Musica coordenada pelo maestro Djalma Ribeiro



· Entre os anos 2005 e 2007 a banda passou por uma reformulação, sob a regência do maestro David em parceria com o músico Marcos Paulo A. Machado, Carlos Augusto B. da Penha e o Regente do Coral Municipal Araraú, Bacharel Kleber Jonatas e montaram a Big Band (Banda e Coral) para alguns shows de final de ano e shows específicos com musicas de Roberto Carlos e outro com musicas de Roupa Nova.



Banda na Festa da padroeira de Ceará - Mirim – 2007


· Atualmente a banda está inativa devido à maioria dos músicos terem sido dispensados pelo término do contrato vencido em 2008 e os poucos que restaram aguardam novas programações para um ciclo que começará na nova administração.


Fonte de Origem: Gibson Machado

Nenhum comentário: