As reminiscências são como energias que nos sacodem quando voltam em nossa memória. Elas têm o poder de fazer com que reflitamos cada momento vivido e, sempre, há algo que nos faz recordar emocionados, principalmente quando somos os principais atores.
É o caso dos desfiles escolares no 7 de setembro lá nos idos dos anos 1970. Era o meu tempo, desfiles acompanhados pelas bandas escolares cadenciando as marchas e, nós, orgulhosos por representar nossas escolas numa data tão importante para os brasileiros.
Não sei se no momento atual, em nossa briosa vila, é possível realizar um ato de civilidade tão significativo, As emoções são outras e poucos têm conhecimento do que é patriotismo.
Estamos na era dos marombados, das garrafinhas e de tantas esquisitices que ofuscam o querer ser brasileiro, porque, também, nossa Pátria Mãe Gentil vive um momento em que filhos ilustres, que são pagos para protegê-la, surrupiam o verde e amarelo sem nenhum escrúpulo, tornando-se espelhos para uma legião de "filhos de goiamuns" que são gerados para abocanhar nossas divisas.
Nós brasileiros, estamos à mercê de uma realidade cruel onde ser honesto é, para uma grande maioria, sinônimo de babaquice e a esperteza é um símbolo de conquista em nosso Brasil Varonil.
De qualquer forma estou enviando uma fotografia de um desfile de 7 de setembro, em nossa província verde cana, lá pelos tempos de 1960. Tempo em que ser brasileiro era ser filho de uma Mãe Gentil e tínhamos orgulho de defendê-la.
Em viagem a Caicó dia 04/09/2009 tive oportunidade de presenciar um desfile cívico na cidade de Macaíba. O clima de festa era enorme, as pessoas nas ruas vibravam e aplaudiam as diversas escolas que desfilavam cada uma com sua banda, nelas, os componentes estavam devidamente uniformizados conduzindo emocionados cordões de estudantes que marchavam em sincronia com as marchas tocadas.
Em Caicó, no distrito de Lajinha, distante 30 quilômetros da cidade, encontramos, dia 06/09, os estudantes da localidade desfilando na praça e eram conduzidos pela banda da escola. As pessoas no pequeno distrito, encravado entre serras e caatinga, comemoravam heroicamente o dia da Independência do Brasil.
Será que era possível resgatar em nossas escolas, principalmente as públicas, esse momento de confraternização e civismo para nós brasileiros?. É muito importante que nossos políticos e sociedade se unam para valorizar e reintroduzir esse evento no calendário das festividades de nosso município, pois ele é muito importante para a história de nosso país.
Escrito por gibsonmachado
Nenhum comentário:
Postar um comentário