terça-feira, 4 de maio de 2010

Projeto Bandas

Fruto de uma tradição musical que vem dos tempos remotos do Brasil Colônia, as bandas de música têm sido um rico celeiro de maestros, músicos e gêneros musicais.

Durante três séculos de sua história, o Brasil inteiro parava para ver a banda passar, trazendo alegria e música para todos.

Apoiar esta rica tradição é o principal objetivo do Projeto Bandas, criado pela Funarte em 1976.

O Projeto Bandas atende aos conjuntos de sopro e percussão, tradicionalmente designados como “bandas de música”, organizados, na forma da lei, como bandas civis, e que não se confundem com “bandas de rock”, “bandas de pagode”, “bandas folclóricas” etc. Estão também excluídas do Projeto: as fanfarras e as bandas marciais de estabelecimentos de ensino públicos ou privados de qualquer nível; as tradicionais “bandas de pífanos” nordestinas (com seu instrumental específico); os conjuntos musicais de instituições religiosas; as bandas militares e assemelhadas.

Como atuamos:

Para alcançar seus objetivos, o Projeto Bandas atua em diversas frentes:
- Organiza cadastramento das bandas, mediante informações por elas enviadas;
- Realiza doação de instrumentos musicais de sopro;
- Promove o aperfeiçoamento prático e teórico de mestres e instrumentistas, por meio de cursos realizados em todo o país; realiza oficinas de iniciação à manutenção e reparo de instrumentos de sopro, nos diversos Painéis Funarte de Bandas de Música;
- Edita e distribui partituras de músicas de compositores brasileiros, especialmente arranjadas para bandas, bem como manuais.

Essas ações são desenvolvidas pela Funarte em parceria com instituições culturais estaduais, municipais e privadas de todo o país.

Hoje, o Projeto Bandas tem mais de duas mil bandas de música cadastradas, em metade dos municípios brasileiros. Desde sua criação, ele distribuiu cerca de 40 mil instrumentos de sopro.

História das bandas

Século XVIII

Surgem, no Rio de Janeiro, as primeiras bandas de música, formadas por barbeiros – escravos em sua maioria -, que tocavam fandangos, dobrados e quadrilhas, em festas religiosas e profanas.
1831

São criadas as bandas de música da Guarda Nacional, e esta arte se espalha pelo país.
1896

Anacleto de Medeiros funda a mais famosa de todas as bandas de música: a do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Século XX
As bandas de música se transformam em uma das mais populares manifestações da cultura nacional: onde havia um coreto, existia uma bandinha, orgulho da cidade. Nas bandas, formaram-se músicos profissionais e amadores, eruditos e populares, como Patápio Silva, Anacleto de Medeiros e Altamiro Carrilho, entre muitos outros.

As bandas também foram um centro gerador de novos gêneros musicais e de um vasto repertório de chorinhos, marchas e dobrados.

Com o desenvolvimento da cultura de massa, porém, esta rica e alegre tradição brasileira começou a correr sério risco de extinção. Era necessário realizar uma política de Estado que apoiasse o desenvolvimento deste trabalho: o objetivo do Projeto Bandas, criado pela Funarte em 1976.


BANDA DE MÚSICA DE CEARÁ - MIRIM/RN
DESDE 1932 - HA RELATOS DE QUE EM 1872 JA EXISTIA FORMAÇÃO DE UMA BANDA MARCIAL NO MUNICIPIO.

Nenhum comentário: